terça-feira, 11 de junho de 2013

Residência Romeu Arcuri


Página de apresentação do Relatório.
  
         Para a disciplina de “Patrimônio Histórico I” oferecida pelo curso de História da Universidade Federal de Juiz de Fora, é proposto um trabalho pelo Professor Marcos Olender no final do período, que consiste na elaboração de um dossiê de tombamento no caso de um bem material ou registro se for um bem imaterial, este trabalho seria usado no processo já iniciado na DIPAC (Divisão de Patrimônio Cultural).
      O tema referente ao dossiê é sobre a “Residência Romeu Arcuri”, projetada por Arthur Arcuri, engenheiro Juiz-forano que teve grande importância para a modernização da cidade de Juiz de Fora com sua arquitetura moderna.
         Arthur Arcuri é considerado pioneiro do Movimento na cidade, projetou vários objetos arquitetônicos que são importantes para a preservação da memória da cidade, sendo assim, é tratado no dossiê sobre o Movimento Moderno no Brasil, história sobre Arthur Arcuri, apresentação do bem citado e motivo da importância de se preservar a obra.
      A leitura do trabalho citado, feito pelo grupo de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, Caio Augusto, Fernanda Portela, Helena Gouvêa e Wagner Lawall para a disciplina ministrada pelo Professor Marcos Olender.
          Para ter acesso ao arquivo, click AQUI.
Trecho do Documentário sobre a Vida e Obra, do Engenheiro e autodidata arquiteto Arthur Arcuri.



Texto apresentado e disponibilizado por Wagner Lawall. 
Graduando em Arquitetura e Urbanismo UFJF
Membro do Grupo de Pesquisa REARQ.





Nenhum comentário: