quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Artigos: CICOP 2008 e 2010



Sobre CICOP: O Centro Internacional para a Conservação do Património é uma organização não-governamental cujo principal objetivo é a cooperação internacional em torno patrimônio físico dos povos. Mais de 500 especialistas de todo o mundo fazem-se esta associação internacional, cuja sede é em Espanha (Ilhas Canárias), como um ponto de encontro dos continentes europeu e americano. Fonte:http://www.cicop.com/presentacion.htm 





2008:  Patrimonio de arquitectura moderna en Juiz de Fora –rasgo de identidad cultural en riesgo. Metodología para conservación del patrimonio cultural al interior de Brasil.
Clique AQUI para fazer download do Artigo.

Objetivos:
Antes de o risco de perder herança cultural característica notável de edifícios e manifestando Arquitetura Moderna Regional de Juiz de Fora, uma cidade do interior do Brasil, apontando contradições razões possíveis, resultando em avanços no discurso e na criação de leis e problemas na construção de um pacto social baseado em arte, o que é designado como fundamental para uma ação efetiva na conservação e restauração de bens culturais.
Autores: 
Raquel Braga, Mauro Campello. Colaboradores: Nathália Moreira Carvalho, Gabriel Moreira da Cruz, Fabrício Zanoli, Filipe Quaresma e Paulo Stuart. Colaborador Arquiteto Sávio Guimarães.



2010: LA INTERVENCIÓN EN EL MUSEO DE ARTE MODERNO DE RIO DE JANERO – LA CONSTRUCCIÓN DEL BLOQUE DEL TEATRO DESPUES DE 50 AÑOS DE SU PROYECTO.
Clique AQUI para fazer download do Artigo.



Objetivos:
O trabalho tem como objetivo fazer uma discussão sobre a validade ou não da construção do Teatro do Museu de Arte do Rio de Janeiro Moderan - MAMRJ - depois de 50 anos do projeto. O projeto da complexidade da autoria E MAMRJ Affonso Eduardo Reidy, arquiteto brasileiro, os ideais de depósito corbusieanos. Junto com arquitetos brasileiros Lúcio Costa e Oscar Niemeyer formam a tríade que vai influenciar uma geração que vai seguir os preceitos da arquitetura funcional e racionalista modernista. Sua construção começou em 9 de dezembro de 1954, com as unhas da primeira estaca de fundação. A versão final foi produzido entre 1955 e 1957. A construção foi iniciada pela execução do bloco de escola, o primeiro a ser concluído em 1958. O bloco de exposições, iniciado em 1959, só foi concluída em 1967. O bloco do teatro não foi construída até o início do século XXI.
Autores: 
Arq. /Prof. Msc. Mauro Santoro Campello; alunos Lorena Dini Noé e Matheus Sobue.




2010: Documentación y Sistematización de los datos de la Arquitectura Moderna en Juiz de Fora – Instrumento para apoyo a la protección del Patrimonio Arquitectónico
Clique AQUI para fazer download do Artigo.

Objetivos:
Uma das linhas de pesquisa chamado Patrimônio de Arquitetura Moderna em Juiz de Fora identidade risco curso cultural é a base para a criação do Banco de Dados Digital Virtual de Arquitetura e Urbanismo da cidade moderna de Juiz de Fora BanDAUM - JF. O objetivo da pesquisa é fazer o documentário e análise iconográfica da arquitetura e do urbanismo moderno
Juiz de Fora.
Autores:
Autores: Profa. Dra. Raquel Braga; Arq.to/prof. M. Sc. Mauro Santoro Campello; Dalton Evandro de Carvalho; Deyvid de Assis Silva; Gabriel Moreira da Cruz; Filipe Quaresma Poyares de Oliveira; Luciana Teperino de Araújo; Luiza Almeida Vianna; Mauricio Henriques Velasco.

Nenhum comentário: